A forte aposta que tem sido feita pelo Executivo da Junta de Freguesia da Portela no domínio cultural tem dado os seus frutos. Hoje, a Portela pode orgulhar-se de já não ser apenas um dormitório, mas de ter sido capaz de desenvolver iniciativas culturais sólidas com a participação e o interesse crescentes dos seus habitantes.
Queremos continuar o bom trabalho e oferecer aos Portelenses novas propostas culturais no seu bairro.
A Portela beneficia de um capital cultural imenso, que corresponde a uma das principais mais-valias da nossa freguesia. Entre os moradores do nosso bairro, existem profissionais das mais diversas áreas culturais, desde a dança à música, das artes plásticas à representação, assim como uma população com origens nas mais diversas culturas, que queremos estimular e aproximar.
A Junta de Freguesia servirá de intermediário entre os talentos dos seus moradores e o bairro no seu conjunto, promovendo e incentivando a dinamização cultural da Portela, através da realização de diversos momentos culturais. Queremos envolver os Portelenses na dinamização cultural da sua freguesia, dando o nosso contributo para o aumento da oferta cultural na Portela.
Depois da criação do Grupo Coral da Portela, dirigido pela Maestrina Paula Coimbra, que muito tem dignificado a Portela pelos diversos locais onde tem actuado, vamos criar um Coro Infantil.
Para se juntar ao Grupo de Teatro Musical da Portela, iniciativa de grande sucesso dirigida pela Eng.ª Maria Salomé Guerreiro, vamos incentivar a criação de um Grupo de Teatro Amador de Jovens.
Por outro lado, lutaremos para devolver à Portela o Pólo do Conservatório Nacional da Música.
Nas Artes Plásticas ou na Dança, na Música ou Representação, queremos contribuir para uma Portela de Excelência!