sábado, 26 de setembro de 2009

Discurso da Drª Maria Geni Veloso na Apresentação Pública da candidatura de Maria Manuela Dias - 18 de Setembro

Exmos. Senhores,

Tenho imenso gosto em partilhar convosco este acto, que é para mim muito sentido, reconfortante, mas também simbólico, porque desejo entregar as chaves desta freguesia à Dra. Maria Manuela Dias.

Tive a oportunidade, durante doze anos que exerci funções nesta Junta de Freguesia, de me aperceber o quanto é preciso trabalhar, mas trabalhar bem, com consciência, determinação, e sentido de responsabilidade, numa acção de serviço público.

Durante este tempo, foi um prazer poder contribuir para a humanização deste bairro, intervindo aos níveis social, cultural, educacional, ambiental e de lazer, prestando diversos serviços à população e acolhendo as suas iniciativas.

Há muito que no meu espírito bailava que pessoa deveria convidar para me substituir e que me transmitisse a tranquilidade de que a Portela irá continuar no bom caminho.

Recaiu na Dra. Maria Manuela Dias, membro deste Executivo, com quem tive a possibilidade de trabalhar durante quatro anos, o que me deu a oportunidade de conhecer as suas qualidades, o seu carácter e a disponibilidade da entrega à causa pública.

Não é uma candidata desconhecida. A sua acção desenvolveu-se num local muito importante para a sociedade. Dirigiu a Escola Secundária da Portela.

É também um lugar difícil e, muitas vezes, incompreendido porque se têm de avaliar resultados (felizes os que são incompreendidos, porque é sinal de que não se afastaram da trajectória que premeia o esforço, o mérito, a eficiência e a imagem de organização).

Trabalhar na Educação, que é a base do livre desenvolvimento da pessoa, o alicerce de todo o nosso desenvolvimento económico, social e cultural, exige combate ao facilitismo, a instalação de uma cultura de exigência e de rigor, traduzida na efectiva valorização do ensino e no seu reconhecimento pelas famílias, pelas empresas e pelos alunos.

Cara companheira e amiga Dra. Maria Manuela Dias, vi o seu programa e fiquei feliz porque ele traduz o pensamento e vontades que, ao longo destes quatro anos, debatemos e que nos comprometemos em levar por diante na Portela.

Isso é já uma vitória porque não se desvia dos objectivos que o Partido Social Democrata definiu para esta freguesia desde 1998.

Continuo a estar a seu lado, mesmo num lugar diferente, mas sempre com a mesma paixão porque a Portela merece o meu olhar e a minha atenção.

Candidatei-me à Câmara Municipal de Loures como todos sabem. Não só por um dever de cidadania, mas também por um imperativo de consciência e porque acredito na transparência como princípio inerente ao exercício do poder democrático.

A política só faz sentido quando tem como objectivo fundamental ouvir os munícipes sobre os temas que mais os preocupam e ser capaz de perspectivar e preparar o próximo futuro.Estou disponível, como sempre, para servir, com a seriedade do meu esforço, com a certeza do meu propósito de contribuir para um melhor futuro colectivo, com a capacidade de compreender qual é, em cada momento, o verdadeiro interesse para o Concelho.

O projecto do Partido Social Democrata para o Concelho de Loures assume como orientação permanente a ideia de desenvolvimento, que acredita no indivíduo, na sua capacidade criadora e no reconhecimento do mérito.

Só assim será possível a construção de um Concelho moderno, a participação de uma comunidade mais competitiva, responsável e consciente dos seus valores.

Loures precisa:
- De uma trajectória de crescimento sustentado, de convergência com os outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa;
- De uma nova dinâmica que assente na melhoria da produtividade, de esforços sérios de inovação e progresso tecnológico;
- De uma nova dinâmica produtiva, assente em inovações empresariais que permitam combater o desemprego e reduzir as desigualdades sociais;
- De assegurar um clima de confiança e estabilidade, em que as iniciativas empresariais, criadoras de riqueza e emprego, possam ser bem sucedidas;
- De reduzir a carga fiscal sobre as famílias (Imposto Municipal sobre Imóveis) e sobre as empresas (Derrama), para dinamizar a economia, criando efectiva riqueza;
- De promover o empreendedorismo, designadamente, as novas tecnologias ambientais, as tecnologias de informação, a agricultura, a floresta, o turismo e o lazer;
- De uma rede de cuidados de saúde, repartida em unidades locais de saúde que integrem os cuidados de forma global, dos primários aos hospitalares;
- De uma estratégia de segurança, capaz de defender uma política de prevenção, assente num plano com visão de conjunto, meios, objectivos, recursos e horizontes temporais claros.

Sinto que muito trabalho há a fazer neste Concelho. Com a minha equipa, na Câmara, e com a equipa da Assembleia Municipal, vamos, em conjunto, trabalhar por Loures.

Nunca soçobraremos face aos problemas, pelo contrário; os problemas foram sempre para o Partido Social Democrata o maior estímulo à nossa acção política.

Porque não me resigno ao imobilismo, às falsas promessas e à falta de coragem em apresentar soluções inovadoras, corajosas e de ruptura, que aqui estou, publicamente, a assumir, perante todos vós, um compromisso.

Faço-o com a plena consciência da possibilidade que tenho, do dever que tenho de trabalhar na construção de um projecto alternativo, para o qual todos os contributos serão ponderados e desenvolvidos para ganhar a Câmara Municipal de Loures.

A política deve estar acima dos interesses individuais e deve basear-se num compromisso que assente numa responsabilidade assumida perante todos os habitantes de Loures, sem excepção.

A forma de o assumirmos é firmarmos um contrato com os eleitores e os seus eleitos, numa relação de confiança. Um contrato de todos os cidadãos entre si.Porque acredito na Política e quero consolidar os laços de confiança com os cidadãos, assumo, hoje, e neste local, de onde lancei a minha candidatura à Câmara Municipal de Loures, o compromisso solene de assinar um Contrato Político, um Contrato Autárquico, com todos os cidadãos do Concelho de Loures.

Caros portelenses e amigos, a política só tem sentido com valores. Valores como a verdade quando se fala dos munícipes, a seriedade do discurso e dos argumentos políticos, o realismo das propostas, a responsabilidade na actuação e nos caminhos assumidos, e o sentido de compromisso com o futuro, com as novas gerações que nos hão-de suceder.

São estes os valores que me norteiam. Espero merecer a confiança de todos e no dia 11 de Outubro festejarmos as vitórias do PSD, pela conquista da freguesia da Portela e da Câmara Municipal de Loures.
A todos um muito e carinhoso obrigada.