segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mensagens de Apoio I

PORQUE APOIO A DRA. MANUELA DIAS e o PSD

Assisto desde 1 de Abril de 1974 à transformação da Portela e, como todos, reconheço que esse fenómeno teve nos últimos anos uma clara aceleração, seja pelo esforço de humanização, seja pelo ordenamento dos espaços e do ambiente, pela criação de actividades dedicadas a certas faixas etárias, pelo posto de saúde instalado, pela criação do Banco do Tempo ou pelos trabalhos de conservação que diariamente constatamos.

A responsabilidade dessa transformação cabe na quase totalidade à acção do Executivo da Junta de Freguesia, e nomeadamente à sua Presidente, Senhora Dra. Maria Geni, em boa hora eleita em representação do PSD.

Cabe a esse Órgão do Poder Local a representação da Comunidade, a identificação e a sintonia da sua acção com as aspirações dos Portelenses nas respostas concretas aos problemas das pessoas que estejam no seu âmbito de actuação, e de levar, submeter e batalhar pelas soluções que cabem a outras instâncias ou exigem a intervenção articulada de várias.

A evolução, o seu ritmo e a actual velocidade a que se desenrola traz porém novas questões que exigem uma permanente adaptação, o que passa pela identificação dos processos em curso na sociedade e a antecipação das respostas que a Junta de Freguesia lhes deve dar.

A liderança do Presidente é indispensável ao sucesso das soluções, sejam elas da exclusiva competência da Junta de Freguesia ou o resultado da articulação das acções de várias entidades intervenientes.

A actual Presidente da Junta de Freguesia aceitou o repto de representar um leque alargado de cidadãos residentes em várias freguesias do Concelho de Loures e, sob sua proposta, o PSD entendeu convidar para se candidatar ao cargo a Senhora Dra. Manuela Dias, que integra o Executivo presidido pela Senhora Dra. Maria Geni durante este mandato que agora se esgota.

Acompanhei nos últimos oito anos anos o trabalho da Senhora Dra. Manuela Dias, nomeadamente nas acções de representação exterior da Escola em que trabalha, as que envolveram a Comunidade escolar e os Portelenses e aquelas em que os Órgãos de Poder local intervieram - Junta de Freguesia e Câmara Municipal.

Considero que a Senhora Dra. Manuela Dias demonstrou sempre, profissional e pessoalmente, ter particular atenção aos fenómenos da evolução social e às suas consequências, ter sensibilidade à cooperação entre diversas entidades que operam na Portela, ser objectiva e capaz de coordenar equipas e de as liderar.

O seu sentido de SERVIR a Comunidade é apurado e está demonstrado ao longo da sua vida profissional, sem prejuízo de ser capaz de ouvir as partes interessadas no momento adequado e de assumir o risco e a responsabilidade da decisão.

São estas as razões porque entendo dever apoiá-la durante os quatros anos de mandato como Presidente da Junta de Freguesia da Portela e aceitar o seu convite para colaborar neste processo social.

Armando Fonseca Mendes