quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Falar verdade aos Portelenses

Comunicado do PSD - Secção de Moscavide - 6 de Outubro

Pretende o Partido Socialista transmitir, como mensagem de campanha para a Portela, que um conjunto de obras realizadas na freguesia se deve exclusivamente à Câmara Municipal, não tendo a Junta de Freguesia desempenhado qualquer papel nas mesmas.

A obra da Junta de Freguesia e, em especial, dos últimos executivos liderados pela Dr.ª Geni Veloso está à vista de todos e fala por si: a Dr.ª Geni deixa uma Portela onde dá prazer viver e uma freguesia modelo em todo o Concelho. É este legado que o PPD/PSD quer continuar.

Ainda que as competências legais de uma Junta de Freguesia não sejam as mesmas que as de uma Câmara Municipal, não pode a CM Loures pretender reclamar exclusivamente para o seu Presidente a realização de várias obras que resultam da iniciativa, esforço e empenho da Junta de Freguesia.

Complexo de Piscinas: desbloqueado devido a intervenção da Dra. Geni, juntamente com o Presidente da Câmara Eng.º Adão Barata, que iniciou a resolução do imbróglio, com a oposição do Eng.º Carlos Teixeira na Assembleia Municipal, enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Loures.

Pavilhão Desportivo da Escola Secundária nº 2:
foi a Dra. Geni e o PSD que promoveram várias reuniões na Direcção Regional de Educação de Lisboa e pressionaram o Governo PSD para que fosse construído, em 2004. No momento da inauguração, foi afirmado pelo Secretário de Estado que o mesmo só tinha sido possível devido à intervenção da Dra. Geni. A Câmara só comparticipou com 30 % da obra, cabendo os restantes 70% ao Ministério da Educação.

Remodelação dos espaços exteriores da Portela: os ante-projectos datam do mandato do Presidente Severiano Falcão. Não são da iniciativa do Eng.º Carlos Teixeira. Pelo contrário, se este alguma coisa tem feito, é após muitas e insistentes pressões da Junta de Freguesia da Portela e apenas na proximidade de eleições.

Remodelação das Instalações da AMP e arranjos envolventes: não cabe nas competências legais de uma Junta de Freguesia custear obras de qualquer associação de cidadãos. No entanto, o apoio da Junta de Freguesia da Portela à Associação de Moradores tem sido constante, através de apoios para compra de equipamentos, deslocações de praticantes de modalidades desportivas e recuperação do espaço envolvente.

O PS e o Eng.º Carlos Teixeira não podem ter duas caras: por um lado, atrasam, bloqueiam e boicotam as iniciativas da Junta de Freguesia; por outro, reclamam para si todos os louros das obras realizadas, querendo apagar o papel activo, dedicado e empenhado da Presidente da Junta de Freguesia da Portela e dos seus executivos.

Os Portelenses merecem respeito e verdade: a dedicação e competência serão recompensadas mais uma vez nestas eleições autárquicas.