quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mensagens de apoio V - Observando os pratos de uma balança

Há algum tempo atrás, fui abordada por uma amiga que reside na Portela há poucos meses. Pretendia que lhe desse a minha opinião acerca da candidata à Junta pelo PSD, porque ainda não conhecia bem os candidatos, mas sabia que eu dera aulas na «Arco-Íris» durante muitos anos. A conversa foi breve, mas obrigou-me a reflectir bastante sobre as vantagens e as desvantagens de a Junta de Freguesia da Portela poder ter uma Presidente com o perfil da Drª Manuela Dias que tão bem conheço como colega, como pessoa e como Directora da Escola Secundária da Portela.

Confesso que o texto que irão ler foi o mais difícil que escrevi até hoje. Para o redigir tive imaginar uma balança de pratos, daquelas bem velhinhas! Já vão perceber porquê.

Demorei semanas a pensar sobre o assunto e a encontrar razões válidas para redigir este texto. Afinal, não sou militante do PSD nem tão pouco «simpatizo» com a política do Partido Social Democrata; não resido na Portela, pelo que, obviamente, não voto na Portela.

Então, perguntarão os leitores, por que motivo perde o seu tempo a reflectir sobre a candidatura da Drª Manuela Dias à Presidência da Junta de Freguesia ? A resposta ocorre-me, agora, num ápice: « Porque julgo conhecer as diversas facetas da candidata em questão e creio que, ser for eleita , poderá desempenhar com profissionalismo o cargo de Presidente».

Sei que, neste momento, ainda pairam algumas dúvidas, manifestações de surpresa e espanto relativamente ao que referi anteriormente.

Sorrio. Consigo até prever alguns possíveis comentários de quem me conhece e está agora a ler este texto:

«Se conhece tão bem a Drª Manuela Dias, saberá certamente que é a Directora de uma Escola onde gera controvérsias e onde os professores se lamentam do excesso de trabalho que todos os dias lhes é exigido»;

« Se conhece tão bem a Drª Manuela Dias, saberá que os alunos contestam a disciplina que lhes é exigida, o controle a que diariamente são submetidos e o rigor “ implacável” com que são lhes aplicadas medidas disciplinares! »

Eu sei que tudo isso é verdade! Mas, por favor, não desistam já da leitura perante o reconhecimento de tais «evidências».

Para a população da Escola Secundária da Portela vão as minhas primeiras palavras:

- o desempenho de um cargo de Direcção é tarefa árdua em qualquer escola ou empresa, pelo que, Directores ou Gestores são, no geral, pessoas que geram controvérsias. Falando em particular da Drª Manuela Dias como Directora, admiro-a pela sua capacidade de trabalho, pela lançamento atempado de cada ano escolar, pelo empenho na implementação do Projecto Educativo de Escola, pela determinação em conseguir o que considera ser o melhor para a Escola da Portela. Todavia, reconheço que estes aspectos positivos da Drª Manuela exigem aos professores que a acompanham um esforço acrescido e uma enorme dificuldade na gestão do tempo de que dispõem para realizar tantas e tão diversas tarefas.

A Drª Manuela possui, como qualquer um de nós, defeitos e virtudes! Como melhor disse o filósofo “o Homem, nem Besta nem Deus”, porque é feito de Misérias e Grandezas, de Heroísmo e Cobardia, de Empenho e Alheamento. A ser isto verdade, então todas as coisas podem e, se calhar, devem ser vistas, com outros olhos que não sejam só os nossos.

- os alunos contestam algumas medidas. Seria estranho que não o fizessem quando falamos de adolescentes que vêem na figura da autoridade o pretexto óbvio para a contestação. Contudo, os Encarregados de Educação reconhecem que a Escola Secundária da Portela é uma escola segura, porque a sua Directora está sempre atenta ao que possa constituir um risco para os alunos e defende que os actos incorrectos têm de ser obrigatoriamente punidos.

Posto isto, e uma vez que a Directora da Escola da Portela tomou posse há já alguns meses, falemos da candidata ao cargo de Presidente da Junta.
Quando voltar a encontrar a minha amiga, dir-lhe-ei que, na minha opinião, a Drª Manuela Dias reúne condições para ser uma boa Presidente da Junta de Freguesia da Portela:

- porque é uma pessoa dedicada e competente;

- porque possui uma capacidade de trabalho, de organização, de gestão extraordinária;

- ­ porque é uma pessoa dinâmica, disposta a aceitar novos desafios. Os diversos projectos extra-curriculares realizados na Escola Secundária da Portela são prova disso, tendo colocado a própria Freguesia em posição de destaque junto da Câmara e da Direcção Regional de Lisboa.

- porque encara o trabalho com honestidade e profissionalismo;

- porque esforçar-se-á para que a Portela continue a ser um bairro aprazível, com espaços verdes abundantes e bem cuidados .

Voltei a olhar para a balança… O prato com os aspectos positivos era o mais pesado!

Já não restam dúvidas. Os tempos são de mudança. «É a Hora!» , como diria Fernando Pessoa.

Paula Ângelo
Professora